“Gertrudes de Helfta: Mística, mensageira da Divina Misericórdia e amiga íntima do Sagrado Coração de Jesus”

“Na observância religiosa, Santa Gertrudes é uma coluna sólida e firme propugnadora da justiça e da verdade” (Bento XVI)

Com grande alegria temos visto crescer o interesse das editoras católicas pela espiritualidade cisterciense e pelos Santos e Santas de nossa Tradição. Vários bons títulos foram publicados recentemente, e outros estão em preparação para publicação no futuro próximo. Trataremos destas obras neste blog.

Começaremos pelo livro “Recorramos a Santa Gertrudes de Helfta! Mística, mensageira da Divina Misericórdia e amiga íntima do Sagrado Coração de Jesus”, recentemente publicado pela Cultor de Livros, de autoria do Ir. Vanderlei de Lima, eremita de Carlos de Foucault e amigo de longa data da família cisterciense.

O livro está dividido em cinco capítulos assim intitulados:

1) Santa Gertrudes, seu tempo e suas obras. É uma apresentação da vida da santa e de seus escritos, à luz de grandes estudiosos contemporâneos, como D. Garcia Maria Colombás (monge beneditino da Abadia San Domingo de Silos, é autor do mais completo estudo sobre história monástica, La Tradición Beneditina, em vários volumes), e Bento XVI (que tinha por Santa Gertrudes e as místicas medievais alemãs um interesse todo especial).

2) Grande mística da Igreja. Além de talentos naturais excepcionais, Gertrudes foi ainda agraciada com dons místicos extraordinários: transverberação do coração (estigmas interiores), troca de corações (“remoção” do próprio coração, e sua “substituição” pelo coração de Cristo), êxtases (arrebatamento do espírito) , visões e revelações particulares. Este capítulo busca descrever a essência da mística (a íntima união com Deus e o consequente amor ao próximo, cf. 1Jo 4,20-21) com base em teólogos do nível de Adolf Tanquerey, Royo Marín (autor da obra Teologia da Perfeição Cristã), D. Estevão Bettencourt, OSB etc.;

3) Amiga íntima do Sagrado Coração de Jesus. S. Gertrudes, ao lado de S. Lutgarda de Aywières e outras místicas cistercienses do século XIII, foi uma das grandes precursoras da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Esse capítulo oferece breve histórico dessa devoção à luz de S. Boaventura, da encíclica Haurietis aquas (Pio XII), e dos maiores místicos e místicas da Ordem Cisterciense. Traz, por fim, uma seleção de textos da própria santa de Helfta sobre o tema;

4) Mensageira da Divina Misericórdia. É um dos justos títulos de Santa Gertrudes. Nesse capítulo, há uma pequena exposição do termo misericórdia e o comentário a cada parábola sobre a misericórdia, segundo Dom Estevão Bettencourt, OSB, competente biblista beneditino;

5) Oração. Pede ela a intercessão de Santa Gertrudes contra as catástrofes naturais: secas, geadas, temporais – e, por que não? – epidemias. Uma oração muito útil para os nossos tempos de pandemia…

Santa Gertrudes foi uma católica convicta, coluna da Igreja no seu tempo e lugar, como bem lembrou o Papa Bento XVI em sua Catequese: “Na observância religiosa, a nossa Santa é ‘uma coluna sólida e firme propugnadora da justiça e da verdade’, diz a sua biógrafa”.

O apostolado de Gertrudes consistia em confiar plenamente na misericórdia divina para transformar o ser humano a partir do interior, a partir do encontro com o amor de Cristo – único caminho para uma transformação efetiva da sociedade e do mundo. Ela foi, portanto, uma monja confiante no amor do verdadeiro Deus que nos amou primeiro (cf. 1Jo 4,19) e que, por isso, nos quer com Ele na glória celeste a iniciar-se aqui na terra, especialmente pela participação na Sagrada Liturgia. Afinal, este foi o quadro dentro do qual se desenvolveu toda a vida espiritual desta santa monja.

Para além das graças místicas que Gertrudes recebeu de Deus, sobressai a qualidade de sua vida interior, a firmeza de sua teologia e a lucidez de seu ensinamento destacam uma doutrina espiritual sólida. Por isso, com toda a justiça está em andamento a causa de Doutoramento da grande monja cisterciense de Helfta. ⊕


Atualmente o Ir. Vanderlei de Lima está trabalhando na tradução das Cartas da Bem-aventurada Maria Gabriella Sagheddu, a ser publicada – Deo volente! – ainda este ano (também pela Cultor de Livros).

Outros trabalhos (como tradutor) de Ir. Vanderlei de Lima, publicados pela Cultor de Livros:

5 comentários sobre ““Gertrudes de Helfta: Mística, mensageira da Divina Misericórdia e amiga íntima do Sagrado Coração de Jesus”

  1. Que tal nos unirmos em oração com santa Gertrudes? Oh Deus, que aproximastes o coração sacratíssimo do filho Jesus às preces de Santa Gertrudes e vos concedestes a sua misericórdia, olhai com bondade à humanidade que sofre as consequências trazidas pelo Novo Coronavírus e restaurai os corações doloridos, a saúde e o ânimo que enfraquecem. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

    Curtido por 3 pessoas

  2. A paz de Cristo!
    É uma verdadeira benção termos acesso a estes conteúdos profundos da espiritualidade cristã cultivada pela cultura monástica. Em tempos onde o ser humano se encontra perdido tentando encontrar o sentido da própria existência, fazer a experiência da profunda misericórdia de Deus e de seu amor cheio de ternura é um alento para nossas almas. Faço votos de que mais e mais obras sejam traduzidas e cheguem em nossas mãos, a fim de podermos crescer na fé e nas virtudes.

    Curtido por 4 pessoas

  3. Fórmula para a solução da crise da humanidade: “[…] confiar plenamente na misericórdia divina para transformar o ser humano a partir do interior, a partir do encontro com o amor de Cristo – único caminho para uma transformação efetiva da sociedade e do mundo.”

    Curtido por 3 pessoas

  4. Ahhhhh como a amo, história, exemplo de vida genuína. Sem dúvida alguma minha mística preferida, uma sensatez um amor ao próximo imprescindível . Vale muito a pena conhecer sua história. E ser compartilhada !

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s