«Foi o Senhor quem tornou
inabaláveis estas colunas»
Sermão 16 para a Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Todos os apóstolos são «pilares da terra» (cf. Sl 74,4), mas o são, em primeiro lugar, os dois cuja festa celebramos hoje.
São eles as colunas que, com sua doutrina, oração e seu exemplo de perseverança na tribulação, sustentam a santa Igreja. Foi o Senhor quem tornou inabaláveis estas colunas. Inicialmente eram fracos e não eram capazes de sustentar nem a si nem aos outros. Mas isso correspondia a um admirável desígnio de nosso Deus, pois, se sempre tivessem sido fortes, outros poderiam pensar que esta graça provinha deles mesmos. Desse modo, nosso Senhor quis primeiramente mostrar quem eram eles para depois fortificá-los: todos então compreenderiam como provinda de Deus a força que possuíam.

O Senhor é que fundou estes pilares da terra, ou seja, da Santa Igreja. É por isso que devemos louvar com todo o coração os nossos santos pais, que suportaram tantos tormentos pelo Senhor e que perseveraram com tanta força. Perseverar na alegria e na prosperidade não vale grande coisa. Grande é aquele que é apedrejado, flagelado, agredido por amor a Cristo, e em tudo isso persevera com Cristo (2Cor 11, 25). Grande é ser amaldiçoado e abençoar como Paulo, ser como a escória do mundo e disso tirar glória (1Cor 4, 12-13). E que dizer de Pedro? Mesmo que nada tivesse suportado por Cristo, bastava ter sido crucificado por Ele para o celebrarmos até o fim dos séculos. ⊕
Santo Elredo nasceu no ano 1110 em Hexham (Escócia), onde foi educado na corte do Rei David I. Aos 23 anos ingressou no mosteiro cisterciense de Rievaulx, em Yorkshire, onde em 1146 tornou-se abade. Governou seu mosteiro por vinte e cinco anos, destacando-se pela extrema caridade e sabedoria. Sob seu abaciado o mosteiro chegou a ter mais de 700 monges. Escreveu obras célebres, dentre elas Amizade Espiritual e O Espelho da Caridade, recentemente publicadas no Brasil pela Cultor de Livros. Elredo faleceu em 1167 com fama de santidade. Mais…
Muitíssimo grata. Deus os abençoe <3.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Viva São Pedro e São Paulo, que com seus exemplos de entrega total a Cristo tornaram-se para nós luzeiros de santidade, colunas inabaláveis onde podemos sustentar nossa fé. Que o martírio de amor destes dois santos nos ajude a desejar a vida eterna sempre mais e mais.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Hola. Tienes los escritos de San Elredo en castellano? Sabes donde puedo conseguirlos? Gracias.
CurtirCurtido por 1 pessoa
PAX
O senhor reside no Brasil, ou em outro país?
CurtirCurtir
En la Editorial Monte Carmelo tienen publicado en castellano LA AMISTAD ESPIRITUAL de Elredo de Rieval y creo que otro libro de Sermones.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Exatamente. A Editorial Monte Carmelo (da Espanha) tem uma coleção chamada “Biblioteca Cisterciense”:
https://www.montecarmelo.com/34-biblioteca-cisterciense#/page-3
O Sermão de Elredo que publicamos neste artigo (para a festa dos Apóstolos Pedro e Paulo) se encontra no número 25 da Coleção (Sermones Litúrgicos, Tomo II).
A Coleção publicou recentemente uma obra excelente de D. Bernardo Olivera (ex-Abade Geral dos Trapistas):
Introducción a los Padres y Madres Cistercienses de los siglos XII y XIII
https://www.montecarmelo.com/biblioteca-cisterciense/1611-introduccion-a-los-padres-y-madres-cistercienses-de-los-siglos-xii-y-xiii.html?search_query=cisterciense&results=51
CurtirCurtir
Muito bom o Sermão! Interessante e misterioso o modo como Deus atua fomentando a humildade: “Desse modo, nosso Senhor quis primeiramente mostrar quem eram eles para depois fortificá-los: todos então compreenderiam como provinha de Deus a força que possuíam.”
CurtirCurtido por 2 pessoas
Com clareza e simplicidade santo Elredo destaca que é na fraqueza que se oculta a nossa verdadeira força, pois dela o Senhor tem misericórdia e nela Ele próprio encontra espaço em nós próprios para Se revelar, assim como fez com são Pedro e são Paulo, tornando-os fundação e colunas da Sua Igreja.
CurtirCurtido por 2 pessoas