S. Rafael Barón: “Para estar a sós com Deus”

« Um dos encantos da vida monástica é estar oculto aos olhares do mundo. Isto o compreenderá quem gostar de meditar a vida de Cristo. Para dedicar-se a uma arte, para aprofundar-se em uma ciência, o espírito necessita solidão e isolamento, necessita recolhimento e silêncio. Contudo, para a alma enamorada de Deus, para a alma que já não vê mais arte nem mais ciência que a vida de Jesus, para a alma que encontrou na terra o tesouro escondido, o silêncio não lhe basta, nem seu recolhimento em solidão. É necessário ocultar-se de todos, é necessário ocultar-se com Cristo, buscar um lugar na terra onde não cheguem os olhares profanos do mundo… para ali estar a sós com Deus ».

S. Rafael Arnaiz Barón (1911-1938)
monge trapista


Percorrendo o caminho…

Para dedicar-se a uma arte, para aprofundar-se em uma ciência, o espírito necessita solidão e isolamento, necessita recolhimento e silêncio”. Aqui, o Irmão Rafael fala com conhecimento de causa, sendo ele próprio um talentoso pintor, desenhista e poeta. Ele bem sabe que o cultivo de uma arte é um trabalho interior exigente; é uma tarefa verdadeiramente contemplativa, que não se alcança sem recolhimento e silêncio.

A vida interior, a vida no Espírito, é também uma arte. Não se chega a conhecê-la sem um compromisso pessoal com o recolhimento e a escuta do coração. Por isso nosso pai São Bento fala sobre os “instrumentos da arte espiritual” (RB 4, 75), que se forem praticados com esmero, terão por fruto aquele prêmio que o próprio Senhor prometeu: “O que os olhos não viram nem os ouvidos ouviram, Deus preparou para aqueles que o amam” (1Cor 2, 9).

Mas São Rafael vai além. Para ele, a suprema arte e a suprema ciência é a vida de Jesus – e a nossa vida n’Ele. Este é o “tesouro escondido no campo”.

Para crescer nesta vida – a nossa vida em Deus – é preciso “ocultar-se com Cristo”, é preciso morrer para o mundo. “Pois vós morrestes, e vossa vida está escondida com Cristo, em Deus” (Cl 3, 3).

Que São Rafael Arnaiz inspire em cada um de nós o desejo de morrer para as vaidades do mundo e buscar, com sinceridade, aquele lugar abençoado na terra, oculto de todos, “para ali estar a sós com Deus”. ⊕

@caminhocisterciense

6 comentários sobre “S. Rafael Barón: “Para estar a sós com Deus”

  1. O quão linda e tocante és a história de SAO Rafael que não há tinha conhecimento. São João da Cruz em um de seus textos cita :

    A Perfeição da Caridade e elevar-se à dignidade de filho de Deus pelo amor”; a contemplação não é um fim em si mesma, mas deve conduzir ao amor e à união com Deus pelo amor e, por último, deve levar à experiência dessa união à qual tudo se ordena”. “Não há trabalho melhor nem mais necessário que o amor”, disse o Santo. “Fomos feitos para o amor”. “O único instrumento do qual Deus se serve é o amor”. “Assim como o Pai e o Filho estão unidos pelo amor, assim o amor é o laço da união da alma com Deus”.
    É assim fez São Rafael um exemplo aos jovens.
    Deus tem tentado atingir misericórdia divina aos corações dos homens através de Cristo crucificado e ressuscitado. Q todos consigam absorver um pouco deste amor !!!!

    Curtido por 2 pessoas

  2. “Que São Rafael Arnaiz inspire em cada um de nós o desejo de morrer para as vaidades do mundo e buscar, com sinceridade, aquele lugar abençoado na terra, oculto de todos, “para ali estar a sós com Deus”. Quantos de nós não estão a buscar um lugar para se estar a sós com Deus? Entremos em nosso íntimo e ali encontremos o Amado de nossas Almas, o Esposo Adorado, o Senhor Jesus!

    Curtido por 3 pessoas

  3. Incrível! Uma autêntica espiritualidade do deserto.
    Irmão, por gentileza, poderia nos esclarecer quais são os “instrumentos da arte espiritual” mencionados no post?

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s