Beata Maria Gabriela Sagheddu: “Deus quis fazer de mim objeto de sua divina Misericórdia”

No dia 22 de abril a Família Cisterciense celebra a memória da Bem-aventurada Maria Gabriela Sagheddu (1914-1939), monja trapista do mosteiro de Vittorchiano (Itália). Suas cartas, especialmente as escritas para a sua mãe (como a que reproduzimos abaixo), são expressão de um coração cheio de ternura e gratidão por Aquele que a chamou para a vida íntima com Ele no escondimento do claustro, e a amou com um amor eterno e total. 


Deus quis fazer de mim objeto de sua divina Misericórdia

Trecho de uma carta da Bem-Aventurada Maria Gabriela à sua mãe

« Hoje compreendo esta grande ternura que Jesus teve por mim, me chamando à intimidade com Ele na Trapa; Ele poderia ter escolhido muitas outras muito mais dignas do que eu e que mais generosamente do que eu teriam correspondido ao seu amor. Mas não; Ele quis fazer de mim objeto da sua divina Misericórdia. Quando penso nisto, me sinto envergonhada ao ver o grande amor de Jesus por mim e a minha ingratidão e a não correspondência ao Seu amor.

Podeis imaginar minha alegria, e estou certa de que vós também a compartilhais.

Essa alegria, o mundo não pode dar, nem a pode entender. Só Jesus concede às almas experimentarem estas alegrias íntimas, que fazem esquecer os sofrimentos deste exílio terreno e acendem na alma o desejo do Paraíso. Esta alegria não se pode expressar com palavras; só quem as experimenta chega a conhecê-las » . ⊕


Percorrendo o caminho…

Aqui e em outras cartas a Irmã Maria Gabriela fala sobre uma alegria que o mundo não pode dar nem compreender, que “não pode ser transmitida por palavras, pois só quem a experimenta pode conhecê-la”.

Essa alegria espiritual nasce da experiência do amor de Deus. É o fruto maduro de uma vida de comunhão com Aquele que não apenas nos ama com amor infinito e pessoal, mas deseja que o amemos com o mesmo amor.

Como boa monja Cisterciense, a Irmã Maria Gabriela sabe que a vida claustral é a sua “câmara nupcial”, o lugar da experiência profunda desse amor. Um amor que liberta e nos une intimamente a Deus. Aquele que experimentou este amor não deseja mais nada do mundo.  


Este post inaugura nossa página no Instagram:
@caminhocisterciense


A Abadia Trapista de Vittorchiano, da Beata Maria Gabriela, está fazendo uma fundação em Portugal. O novo mosteiro, que se chamará “Maria Mãe da Igreja”, será uma grande bênção para toda a Família Cisterciense de língua portuguesa.

Visite: Mosteiro Maria Mãe da Igreja

Roguemos a Deus e à Santíssima Virgem pelo êxito desta fundação!

14 comentários sobre “Beata Maria Gabriela Sagheddu: “Deus quis fazer de mim objeto de sua divina Misericórdia”

  1. Que maravilha conhecer um pouco mais esta beata trapista! Se não me engano, se aproxima também o dia de São Rafael Arnáiz Barón. Inclusive, gostaria de saber se vocês têm ou se podem indicar um lugar que tenha as obras dele, em pdf mesmo ou, eventualmente, físicas. Grato!

    Fraternalmente

    Marlon

    Curtido por 3 pessoas

    • Sim, a festa de S. Rafael Barón é nesta 2a-feira (dia 27).
      Convido você e todos os nossos amigos a estarem unidos a nós em oração na memória deste grande santo trapista.
      Sim, estamos em comunicação com os irmãos do Mosteiro de San isidro, e temos projetos de tradução e publicação de seus escritos em andamento, que virão à luz em breve.
      E vamos, sim, começar a publicar conteúdo sobre São Rafael no blog e no instagram – começando nos próximos dias, se Deus quiser.

      Curtido por 3 pessoas

  2. “Aquele que experimentou este amor não deseja mais nada do mundo.” Ao declarar essa grandeza de expressão sentimo-la carregada de uma renúncia diária de si para se deixar moldar e nascer de novo em Cristo.
    Por ocasião de nossa visita naquele mosteiro, onde as irmas a guardam solenemente experimentamos uma paz e um silêncio que invadia a alma. Renúncia e descobertas esculpidas com amor.

    Curtido por 3 pessoas

  3. Estimado Irmão Guilherme

    Bom dia.
    Fiquei impressionado com a quantidade de Mosteiros que esse Mosteiro italiano fundou. Chile, Venezuela, Filipinas…
    Se nosso bolso permitisse aceitaria o convite e tentaria uma hospedagem no Mãe Maria da Igreja.

    Ubirajara

    Curtido por 2 pessoas

      • Caríssimos,
        Sim, o mosteiro de Vittorchiano é um verdadeiro “milagre” de força espiritual e vocacional. Longa é a lista de suas casas-filhas, e das casas-filhas de suas casas-filhas… (por exemplo, o mosteiro de nossas irmãs de Rio Negrinho é “casa-neta”, por assim dizer, de Vittorchiano).
        Quanto mais fundações elas fazem, mais vocações recebem…

        Curtido por 2 pessoas

  4. Eu me pergunto quando se concretizarão em nossas vidas estes três movimentos espirituais sinalizados pelos sentimentos da vergonha de não não nos sentirmos merecedores da grandeza do amor Deus; da gratidão, por Ele ter não nos amado com este amor total e da alegria de ter somente a Cristo e de saber que nada no mundo também pode nos alegrar. Realmente, um texto de encher o coração. Obrigado ao Caminho Cisterciense por partilharem conosco estas riquezas espirituais.

    Curtido por 4 pessoas

  5. Realmente Deus seja louvado pela vida da Beata Maria Gabriela, pelos quais sinais de heroísmo na prática de martírio ofereceu sua própria vida ao próximo assim como Jesus Cristo, isso pela irmandade com os cristãos .
    A prática da escuta do amor junto a Deus consegui realizar a verdadeira conversão de coração.
    Que a história da Beta Maria Gabriela nos induza não apenas a admirá-la , mas a nos aprofundarmos e nos enraizarmos cada vez mais na oração em Cristo para que nunca desistamos da nossa conversão, no qual possamos ser imagem e semelhança de Deus !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s