Ofício Monástico para o Tríduo Pascal

A Páscoa do Senhor é a mãe de todas as festas e a fonte de todos os Sacramentos. O Tríduo Pascal é, portanto, o coração do Ano Litúrgico.

Mas este ano, por um misterioso desígnio da Providência, a grande maioria do Povo de Deus ao redor de todo o mundo estará impossibilitada de participar presencialmente da grandes celebrações do Tríduo.

A sabedoria da Igreja, contudo, sempre soube que reclusão física não significa, de forma alguma, separação espiritual – ao contrário, tal reclusão, como a que vivemos nesta quarentena, pode e deve se tornar uma linda oportunidade para o aprofundamento na comunhão espiritual do Corpo de Cristo, que se realiza na oração e na caridade.

Queremos assim convidar nossos vocacionados e vocacionadas, oblatos e amigos de nossos mosteiros Cistercienses a se unirem a nós em nossa jornada da Oração das Horas ao longo destes santos dias. Para isso elaboramos um “breviário digital” adaptado à presente circunstância, para as Horas de Laudes e Vésperas.


Quinta-feira Santa

“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1)

Ofício de Vésperas

Sexta-feira Santa

“Ele veio para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mt 20, 28)

Ofício de Laudes
Ofício de Vésperas

Sábado Santo

“Ao fim de dois dias, Ele nos fará viver de novo. Ao terceiro dia nos levantará, e viveremos na Sua presença” (Os 6,3)

Ofício de Laudes
Ofício de Vésperas


Os arquivos estão em formato PDF. Cada arquivo corresponde a uma Hora do Ofício, para facilitar a oração.

Quaisquer dúvidas sobre como rezar esta oração, ou sugestões, partilhem conosco aqui nos comentários, de modo que esta troca de experiências possa beneficiar a todos.

13 comentários sobre “Ofício Monástico para o Tríduo Pascal

  1. Paz!
    Agradecemos muito por disponibilizar as orações do ofício. Uma alegria para nós poder estar unidos com vocês em oração neste tempo que é o mais importante de nossa fé e no qual celebramos todo o mistério de nossa salvação.

    Curtido por 1 pessoa

  2. A paz! Um material muito rico para vivermos plenamente o sentido do Tríduo Pascal.
    Haveria a possibilidade de serem postados também os áudios de cada hino que segue nos arquivos com a partitura em canto gregoriano?

    Curtido por 1 pessoa

    • Caríssimo,
      No momento, nossa comunidade não dispõe de gravações de audio desse material. Estamos considerando a possibilidade de desenvolver algo nessa linha, no futuro próximo.
      Mas se em sua sugestão estiverem incluídas também outras gravações já existentes, certamente encontraremos excelente material que poderemos estar publicando aqui.
      Obrigado pela sugestão.

      Curtir

  3. Iago de Fortaleza/CE, que se hospedou no Mosteiro no final de 2019. Postagem maravilhosa. Divulgando entre amigos e familiares. Muito muito obrigado mesmo. Que Deus os abençoe, uma Semana Santa frutuosa. Rezando por todos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Louvado seja Deus por termos o meio de comunicação dos monges da abadia trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo para ajudarmos a fortalecermos espiritualmente, a manter a serenidade com confiança e esperança, A passo que esse cenário. Pandemia muda, porém nada na história da humanidade poder mudar a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus
    estamos na reta final da nossa caminhada quaresmal e este ano estamos vivendo esse período de forma diferenciada.
    Que este tempo de reclusão podemos fazer uma reflexão profunda em nossas vidas nossas atitudes mediante aos mandamentos de Deus. Que esse período de isolamento social consiga nos mostra. O valor e amor ao próximo e quanto dependemos uns dos outras, de nada nos adianta o orgulho que o Papa Francisco colocou como sendo uns dos piores pecados.
    Acredito que não poderíamos ter tempo litúrgico mais propício para este momento que estamos vivendo, pois nos leva a refletir a expressão do amor de Deus, manifestada na entrega total de Jesus por nós.
    Que possamos ver o que Deus nos mostra que a vida de seu filho por nós possamos resgatar nossa conversão a Deus, fazendo-nos como semelhança a ele levando sua palavra de fé.
    O céu e a terra em Cristo ressuscitado cumpriram-se as promessas de Deus e a luz da ressurreição ilumina toda a humanidade, transformando a morte em vida. A Celebração da Luz, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e Eucarística formam a Celebração que é o centro e o ápice do ano litúrgico. Com ela, encerramos o Tríduo Pascal.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s