“Tendo sido provado, Bento recebe hoje a coroa da vida”

A família Beneditina e Cisterciense celebrou, no dia 21 de março, a festa do Trânsito de São Bento, seu passamento para o Pai. Esta festa se reveste de significado especial para nós Cistercienses, pois foi no dia dessa festa, 21 de março do ano 1098, que o grupo liderado por Roberto, Alberico e Estêvão partiram de Molesmes para fundar o mosteiro de Cister.

Publicamos aqui um dos sermões de Santo Elredo de Rievaulx para esta celebração.


S. Elredo de Rievaulx

Sermão para a festa do Trânsito de São Bento

Doce é o fruto da bem-aventurança e todos a desejam; mas estreito e apertado é o caminho que leva à vida, isto é, à bem-aventurança.  Por isso, poucos são os que nele entram.  Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.  Por quê? Porque, como diz o Apóstolo, é necessário que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus (At 14,22); e todos os que quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos (2 Tm 3,12). 

A bem-aventurança é, portanto, o Reino de Deus: o caminho que conduz ao reino são as tentações, as tribulações, as perseguições.  Por isso, são poucos os que nele entram. Mas bem-aventurados os pobres, bem-aventurados os que choram, bem-aventurados os que têm fome e sede, bem-aventurados os que sofrem perseguição.  Bem-aventurado o homem que suporta a tentação.  Não porque a experiência desses males seja a bem-aventurança, mas porque sofrer esses males pelo nome de Cristo é o verdadeiro caminho da bem-aventurança: com efeito, bem-aventurado o homem que suporta a provação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida (Tg 1,12).

A tentação é o fogo, o homem é o ouro.  Não tendo sido provado pelo fogo, não será considerado digno do diadema do Rei.  Mas quem tiver sido provado, receberá a coroa da vida, terá parte na coroa do Rei supremo.  Quem quiser saborear o fruto, não tema o trabalho, e quem quiser ser coroado que faça por onde ser provado. Saiba tu que, se receias a tentação, não poderá ser provado, pois está escrito: quem não é tentado não é provado (cf. Jt 8,22).

Foi esse, irmãos, o caminho que trilhou nosso pai São Bento.  Primeiro foi tentado pela carne, tentado pelo mundo, tentado pelo demônio.  Ouvistes como foi atormentado e provado pela tentação da carne.  Lemos ainda a narrativa da perseguição que sofreu por parte do mundo, ou seja, dos que amam o mundo, não somente dos estranhos, mas também das pessoas de casa, dos falsos irmãos, dos perversos. É bem-aventurado porque venceu a tentação; porque, tendo sido provado, recebeu hoje a coroa da vida, prometida por Deus aos que o amam.


Leia também: 21 de março: Trânsito de Nosso Pai São Bento

Leitura recomendada:

“Vida e Milagres de São Bento”, por São Gregório Magno. Edições Lumen Christi. Esta é a mais importante biografia de nosso Pai São Bento, escrita pelo grande papa São Gregório. Neste texto está narrada o miraculoso passamento do santo patriarca, que, de pé no oratório, amparado por seus discípulos, entregou o espírito a Deus.

“Duas leituras da Vida de São Bento”, por Adalbert de Vogüé (“Bento, modelo de vida espiritual”) e Anselm Grün (“Unificação, o caminho de São Bento”). Edições Subiaco.  

Ambos os títulos estão disponíveis na Livraria do Mosteiro

Sobre a jornada de nossos santos Fundadores rumo ao Vale de Cister, no dia da festa do Trânsito de São Bento, recomendamos o livro “Três Monges Rebeldes”, pelo monge trapista Pe. M. Raymond, publicado pela Minha Biblioteca Católica.

5 comentários sobre ““Tendo sido provado, Bento recebe hoje a coroa da vida”

  1. “A tentação é o fogo, o homem é o ouro”. Sábias palavras de Santo Elredo!
    Como diz o livro do Eclesiástico: “Filho, se te apresentas para servir ao Senhor, prepara tua alma para a provação. Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados, e no cadinho da humilhação, os que são agradáveis a Deus”.
    Obrigado pela dica do livro “Vida e Milagres de São Bento”, por Gregório Magno. Vou ler.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s