Bernardo de Claraval: «Amanhã vereis a glória de Deus em vós»

5º Sermão para a Vigília de Natal

Antes de surgir a verdadeira luz, antes da vinda de Cristo, a noite envolvia o mundo por completo; assim também a noite reinava em cada um de nós antes da nossa conversão a Deus e nossa regeneração interior. Aquela era a mais profunda das noites, e as trevas mais espessas cobriam a face da terra, no tempo em que os nossos pais honravam falsos deuses.

E houve depois em nós outra noite tenebrosa, nesse período em que sem Deus vivíamos neste mundo, guiados apenas pelos nossos desejos egoístas e por atrações mundanas, fazendo coisas das quais hoje nos envergonhamos, por serem também obras das trevas.  

Mas, agora, saístes do vosso sono; fostes santificados e vos tornastes filhos da luz e filhos do dia. Já não sois das trevas nem da noite (1Ts 5,5).

«Amanhã vereis a majestade de Deus em vós.» Hoje, por nós, o Filho fez-se justiça vinda de Deus; amanhã, se manifestará como nossa vida , para que nos configuremos a Ele na glória. Hoje nasceu-nos um Menino, para nos resgatar da vanglória do mundo e para que, ao converter-nos a Ele, sejamos humildes como crianças (Mt 18,3). Amanhã Ele se mostrará em sua grandeza para que sejamos, também nós, glorificados, quando a cada um Deus conceder a sua glória: «Seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é» (1Jo 3,2). Hoje, com efeito, não o vemos em si mesmo, mas como num espelho (1Cor 13,12); mas amanhã o veremos em nós, quando Ele se manifestar tal como é em si mesmo, e nos tomar para nos elevar até si. ⊕

3 comentários sobre “Bernardo de Claraval: «Amanhã vereis a glória de Deus em vós»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s