Homilia de S. Amadeu de Lausanne para a festa do Reinado de Maria

Como anunciado no artigo anterior, publicamos aqui um texto de S. Amadeu de Lausanne, referente ao Reinado de Maria. Trata-se da própria leitura da festa para a Liturgia das Horas. 

A festa de Nossa Senhora Rainha (ou festa do Reinado de Maria), celebrada no dia 22 de agosto, conclui a oitava da Assunção de Nossa Senhora e forma com esta um único conjunto: Maria é elevada ao Céu, para junto de Deus, e é coroada Rainha do Céu e da Terra. O documento de Pio XII, Ad Caeli Reginam (sobre a dignidade e a realeza de Maria), afirma: “A Igreja venera a Santíssima Mãe como Rainha de todas as coisas criadas, Rainha do mundo, Senhora do universo”. 

Neste sermão de S. Amadeu contemplamos a realeza de Maria, cujo trono se situa “na altíssima fortaleza das virtudes e enriquecida como mar inesgotável dos carismas divinos”. Esta soberana Rainha “derrama em abundância sobre o povo fiel e sedento a torrente das suas graças”. 

A Ordem Cisterciense venera a Mãe de Deus pelo título de “Mãe e Rainha de Cister”. 


Maria, Rainha do mundo e da paz

Dos Sermões em Louvor à Santíssima Virgem, n. VII

c_100_sm

onsidera como se difundiu em toda a terra o admirável nome de Maria, ainda antes da sua assunção, e se estendeu por toda a parte o esplendor da sua glória imortal, ainda antes de ser elevada acima dos céus com toda a magnificência. Pois convinha que a Virgem Mãe, para honra de seu Filho, reinasse primeiramente na terra e assim entrasse finalmente na glória do céu; convinha que fosse enaltecida neste mundo, para ser depois glorificada na santa plenitude dos bens celestes, e assim como na terra progredia sempre de virtude em virtude, assim no céu fosse exaltada de glória em glória pela ação do Espírito do Senhor.

Por isso, durante a sua vida mortal, ela saboreava antecipadamente as primícias do Reino Vindouro, ora elevando-se até Deus em sublime exaltação de espírito, ora descendo ao cuidado do próximo com imensa caridade. Lá do céu era assistida pelos anjos; aqui na terra era venerada e honrada pelos homens. Lá do céu, Gabriel e os anjos prestavam-lhe assistência; na terra, João sentia-se feliz por lhe ter sido confiada pelo Senhor, suspenso na cruz, a Virgem Mãe e, juntamente com os apóstolos, a tomava a seu cuidado. Os anjos alegravam-se por contemplar a sua Rainha; os homens por ver a sua Senhora; e uns e outros a honravam com sentimentos de piedosa devoção.

Situada na altíssima fortaleza das virtudes e enriquecida como mar inesgotável dos carismas divinos, ela derramava em abundância sobre o povo fiel e sedento a torrente das suas graças, que superavam as de todas as outras criaturas. Dava saúde aos corpos e remédio às almas e podia ressuscitar da morte corporal e espiritual. Quem alguma vez se afastou dela doente ou triste ou sem o conforto dos mistérios celestes? Quem não voltou contente e alegre para sua casa, depois de ter alcançado de Maria, Mãe do Senhor, o que desejava?

Enriquecida de bens superabundantes, a Esposa, a Mãe do único Esposo, suave e agradável, cheia de delícias, como uma fonte dos jardins espirituais, como uma nascente de águas vivas e vivificantes que brotam torrencialmente do Líbano divino, desde o monte Sião até às nações estrangeiras em redor, para toda a parte fazia derivar rios de paz e torrentes de graça celeste. Por isso, quando a Virgem das virgens era elevada ao céu por aquele que era o seu Deus e o seu Filho, o Rei dos reis, por entre a exultação dos anjos, a alegria dos arcanjos e a aclamação de todos os bem-aventurados, então se cumpria a profecia do Salmista que diz ao Senhor: À vossa direita está a rainha, revestida com manto de ouro, resplendente de beleza (cf. Sl 44, 10).


Leia também:

Um comentário sobre “Homilia de S. Amadeu de Lausanne para a festa do Reinado de Maria

  1. Pingback: S. Amadeu de Lausanne (1110-1159), o monge trovador da Santíssima Virgem | O Caminho Cisterciense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s